ATENÇÂO: Vídeos

Saudações a todos visitantes.

Informo-lhes que para assistir aos vídeos postados com clareza, torna-se necessário clicar no Título e abrir a página do Vídeo, pois assistir aos vídeos na página inicial costuma dar problemas.

Sustentáveis abraços.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Carta de Ventura Rabelo leito justificando os motivos da construção da Igreja Nossa Senhora da Conceição do Engenho da Penha


Carta enviada por Ventura Rabelo Leite à Rainha de Portugal D. Maria I, justificando os motivos pelo qual ele pretende edificar a Igreja Nossa Senhora da Conceição no Engenho penha, em Sergipe Del Rey. Segundo Ventura descreve na carta, “o motivo pelo qual ele pretende edificar a Igreja Nossa Senhora da Conceição no Engenho Penha não é apenas pelo fato dela ser construída em suas terras, mas também pelo bem espiritual do seu povo.” Ele descreve ainda que “na maior parte do ano o povo do seu Engenho fica impossibilitado de freqüentar as Igrejas pelas distâncias entre seu Engenho e as Igrejas mais próximas. Além de que no inverno essas viagens se tornam mais difíceis, pois os rios ficam cheios, dificultando o trafego”.

Como podemos perceber, o documento escrito por Ventura Rabelo Leite e enviado á Coroa Portuguesa demonstra que ele queria construir a Capela Nossa Senhora da Conceição em benefício da religiosidade do seu povo. Mas também podemos constatar que a Capela daria mais valor ao seu Engenho, além de demonstrar mais poderes junto à elite agrária de Sergipe Del Rey.







Um comentário:

  1. Oi, Rafael
    Mais uma vez parabéns pela preocupação que você demonstra em resgatar a história de nossa região como é o caso desses documentos.Agora sabemos que por trás das paredes escuras da capela da Penha existiu um passado de muita influência e poder. No momento, somente o edefício e os documentos apresentados são as testemunhas daquela época, porque, quanto aos demais, tudo jaz no pó. Tudo virou pó. Até quando a capela resistirá?

    ResponderExcluir